História do clube

Fundada em 20 de abril de 1950 por um grupo de imigrantes já radicados em São José dos Campos, a Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Fátima teve como principal objetivo prestar assistência aos outros portugueses que chegavam à cidade. Seu primeiro presidente foi João Lopes Simões, cargo que ocupou até 1961.

Através da doação do terreno, onde hoje fica a Praça Nossa Senhora de Fátima, a Sociedade começou a ganhar força com promoções como as famosas bacalhoadas, quermesses e venda de rifas.

Além do trabalho assistencial o grupo não deixou de lado o espírito religioso, fortalecido com a compra de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Portugal. Logo foi construído um pequeno santuário, sempre com o firme propósito da edificação de uma capela que, após alguns anos, também foi entregue à comunidade católica.

O galpão utilizado na década de 60 transformou-se numa construção sólida e funcional para abrigar a nova sede administrativa que foi inaugurada em janeiro de 1992.

Em 1975, a Sociedade, buscando novas metas, sonhava com a fundação de um clube de campo, mas comprar os sete alqueires da Fazenda Ibirarema, na Vargem Grande, parecia algo difícil de concretizar. A solução surgiu na venda de títulos do futuro clube, tendo como garantia apenas o contrato particular da compra do terreno. Em 21 de fevereiro de 1976 o sonho se tornou realidade e se solidificou ainda mais com a aquisição das novas terras, que hoje somam os cinquenta e quatro alqueires do Clube de Campo Luso-Brasileiro.

Começando a ser administrado como uma empresa, em 1990 a Sociedade Beneficente Luso-Brasileira Nossa Senhora de Fátima deu uma grande guinada, transformando-se em um dos melhores clubes do estado de São Paulo.